Orquivarzea2018

Vacinação contra gripe é centralizada em 10 unidades de saúde em Jundiaí

UBSs Eloy Chaves, Novo Horizonte, Hortolândia, Morada das Vinhas, Anhangabaú, Comercial, Colônia, Jundiaí Mirim, Agapeama e Santa Gertrudes oferecerão a vacina.

Por Jamilson em 31/07/2018 às 18:01:52

A vacinação contra a gripe em Jundiaí passou a ser centralizada, desde segunda-feira (30), em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS), até o final do estoque.

O objetivo da medida é reduzir as perdas de doses e promover a imunização da população priorizada pelo Ministério da Saúde que ainda não se vacinou.

As UBSs Eloy Chaves, Novo Horizonte, Hortolândia, Morada das Vinhas, Anhangabaú, Comercial, Colônia, Jundiaí Mirim, Agapeama e Santa Gertrudes oferecerão a dose durante o horário de atendimento.

O grupo prioritário é composto por idosos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.

O último balanço apontou que 78% do público estimado em 106 mil foi imunizado, ou seja, 82.910 pessoas. Entre as crianças, 77,43% foram imunizadas e 73,80% gestantes.

"Como temos poucas doses, centralizamos a oferta em algumas unidades para evitar as perdas com a abertura de frascos sem o completo uso", comenta a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

No total, 50 moradores de Jundiaí foram notificados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo cinco casos positivos para H1N1 (já em alta hospitalar), uma morte positiva (em junho), mais uma morte e 17 casos aguardando resultado.

Fonte: G1