MCidades e Ride-DF discutem mobilidade urbana e desenvolvimento urbano Escrito

Na pauta, assuntos relacionados ao transporte ferroviário e desenvolvimento urbano.

Por Clemente Manoel em 07/06/2018 às 22:47:02

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, se reuniu nesta terça-feira (05) com representantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). Na pauta, assuntos relacionados ao transporte ferroviário e desenvolvimento urbano.

"Está conversa é válida porque temas relacionados a mobilidade urbana e desenvolvimento urbano envolvem diretamente o ministério. Toda nossa equipe está à disposição, basta ter a diretriz com a atribuição para que a gente não perca o tempo e o foco", afirmou o ministro. Ele frisou que é importante definir a diretriz e o tema "para saber qual a pessoa certa para dialogar".

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE-DF), Paulo Muniz, afirmou que o intuito da reunião é estreitar o diálogo com o Ministério das Cidades. "Nossa meta é fazer esse intercâmbio com o ministério porque nós temos na Câmera, no eixo Brasília-Goiânia, alguns projetos de desenvolvimento que precisam ser trabalhados, como o próprio transporte que é o trem que a gente não consegue tirar do papel", enfatizou Muniz.

O ministro das Cidades disse que o trem que liga Brasília a Goiânia está pronto, tendo a empresa responsável uns 90 dias para fazer o edital de concessão, e que fará o que estiver ao alcance para tirar o projeto do papel. "O trem Brasília-Goiânia está pronto. Nós vamos entrar com a parte do orçamento de OGU necessária para viabilizar para os próximos sete anos", disse.

A modalidade de contrato é uma Parceria Público-Privada (PPP). O projeto prevê que a viagem de Brasília a Goiânia seja de aproximadamente 70 minutos com seis estações de passageiros: Brasília, Samambaia, Alexânia, Abadiânia, Anápolis e Goiânia.

A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) é composta pelo Distrito Federal, os municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa. Bem como os municípios mineiros Buritis e Unaí.

Fonte: Ascom